Como ajudar uma criança engasgada? Veja dicas dos Bombeiros de Caxias do Sul

Como ajudar uma criança engasgada? Veja dicas dos Bombeiros de Caxias do Sul

A situação de ver uma criança engasgada com certeza é desesperadora. E estas ocorrências são mais comuns em crianças menores, pois as cavidades nasais e vias aéreas ainda são muito pequenas. O engasgamento é comum, principalmente, pelo leite materno nos meses iniciais.

Nestes casos, as pessoas próximas precisam agir com rapidez e eficiência para desobstruir as vias o quanto antes.  Entretanto, há pessoas que entram em choque, ou não tem conhecimento do que fazer para salvar a criança. A demora no atendimento pode causar a perda de consciência e levar a morte.

O Sargento Daniel, do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, repassa algumas dicas de ações em caso de engasgamento de crianças até um ano de idade:

1 - Manobra de Heimlich

a) Ligue imediatamente para o telefone de emergência 193( Bombeiro Militar ) ou 192 ( SAMU); O atendente é capacitado para tranquilizar a pessoa ao telefone e ir realizando os primeiros socorros até a chegada de uma ajuda profissional.

b) Coloque o bebê de bruços, apoiado no antebraço e com a cabeça virada para baixo, não obstrua as vias aéreas;

c) Dê tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes. Repita esta ação por 1 minuto;

d) Se o engasgo persistir, o bebê não chorar e as extremidades permanecerem próximas a cor roxa, deve-se iniciar as manobras de RCP.

2- Manobra de Respiração Cardiorrespiratória (RCP)

a)  O bebê deve ser virado de barriga para cima, colocado sobre uma superfície rígida;

b)  Com a ponta dos dedos indicador e médio,  entre os dois mamilos,  faça 30 compressões tóracicas a uma velocidade de 2 por segundo. Após as compressões,  realize duas insuflações pela boca e nariz juntos;

c) Repita o procedimento anterior por 5 vezes e pare para avaliar o recém-nascido;

d) Se o bebê não apresentar melhora no seu estado, prossiga realizando a manobra até a chegada do serviço de emergência.

Essa manobra salvou a vida de Lucca, um bebê de três dias, que foi salvo pela unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Cruzeiro. No dia 24 de outubro o bebê chegou com as vias aéreas obstruídas. A equipe o reanimou e encaminhou para atendimento médico. Os pais de Lucca visitaram a guarnição na última sexta-feira (30) para agradecer e entregar lembranças.

Como ajudar uma criança engasgada? Veja dicas dos Bombeiros de Caxias do Sul no link abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=30cQYy_x36E&feature=emb_logo