Órgãos de segurança lançam operação para coibir crimes contra o comércio em Caxias

Órgãos de segurança lançam operação para coibir crimes contra o comércio em Caxias

Na data, representantes dos órgãos de segurança e lideranças empresariais divulgaram o projeto que contemplará a área central, além de outras cinco microrregiões nos bairros da cidade.

Esta é a primeira edição de uma operação direcionada ao reforço da segurança do comércio local. Neste período, haverá um aquecimento nas vendas, pois a Black Friday está sendo realizada ao longo de novembro. Além disso neste mês, a população já recebe a primeira parcela do 13º salário, fatores que influenciaram na necessidade de uma proteção ostensiva no período.

A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, comenta que está operação traz segurança a população e ao empresário. Segundo ela “Foi uma demanda dos logistas, porque neste final de ano a gente amplia os horários, só que não adianta ampliar o nosso horário, além das 19h no comércio de rua, porque a gente não tem segurança. Então, está operação nos traz tranquilidade.”

Idalice comenta também que a expectativa para está Black Friday é positiva, pois o comércio ficou 64 dias fechado, sendo assim, o empresário vai aproveitar a oportunidade para fazer os produtos circular, com bons preços e boas condições. A presidente declara que ainda é precipitado definir percentuais em relação as vendas do ano passado.

O subcomandante do 12º BPM Major Márcio Leandro Silva, destaca que a operação vai ser dividida em seis regiões: a macro região do centro e os bairros Cruzeiro/ Bela Vista; Esplanada/ São Caetano/ Nossa Senhora das Graças; Rio Branco; Santa Catarina / São José; Devio Rizzo / Forqueta. O major esclarece que essas regiões foram definidas pela quantidade de estabelecimentos comerciais, contudo ele garante que serão abrangidos os 1.644m² de Caxias.

O subcomandante comenta que não será divulgada, por questões de segurança, o efetivo destinado a está operação,“Nós vamos estar trabalhando tudo ao mesmo tempo e não segmentado, vamos estar trabalhando com a nossa Força Tática, ronda ostensiva com apoio de motocicleta da Rocam, estaremos trabalhando com o grupamento montado e com o conjunto homem – cachorro.” esclarece ele.

Major Márcio reforça ainda que no ano de 2020 os índices de crimes contra o comércio foram os menores desde 2002 e o objetivo é manter este saldo positivo. Na visão ele, a operação também auxiliará no combate a outros crimes “Os crimes contra o comércio tem outros delitos que são relacionados, então tudo isso são ações, ações de abordagens pessoais e veicular, é um policiamento de proximidade.”

Apoiam esta ação: As entidades do comércio Sindilojas, CDL, CIC e Sindigêneros, os órgãos representativos de segurança no município, envolvendo a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, CRPO Serra e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, de Transportes e Mobilidade Urbana.

A Operação Avante Black Friday seguirá até o dia 30 de novembro, quando inicia a Operação Papai Noel.

Leouve/Paula Brunetto